E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  


Sobre o Autor

              Vania

Sou casada e tenho 1 casal de filhos maravilhosos.



Contatar o autor
Temas
Beleza
Mensagem da Criança
Alimentação
A hora do banho
Saúde da mamãe
Gravidez
Criança
Bebê
Educação
Filhos
Últimas notícias
Como evitar as estrias e a celulite.
[20/05 0:37]
As melhores dicas para manter a sua pele saudável.
[20/05 0:33]
Dermatite Atópica
[20/05 0:29]
Seu(a) filho(a) sempre na moda.
[15/05 3:57]
Como lidar com o medo do escuro.
[15/05 3:52]
   Fimose em crianças [07/10 0:51]   

Cirurgia de fimose na fase infantil

Muito se fala sobre a fimose em adultos, mas poucos falam sobre quais os tratamentos para se resolver esse problema com os nossos filhos pequenos. Algumas dúvidas sempre ficam.

Vamos relembrar o que é a fimose. O pênis é formado pela glande, isto é, a cabeça, o corpo e a base (parte que fica junto ao corpo). É revestido de uma pele, o prepúcio que serve para proteger a glande, parte muito sensível do pênis. O prepúcio é retrátil, se o puxarmos em direção à base do pênis a glande ficará exposta.

A fimose é a dificuldade de deixar a glande exposta devido o prepúcio estar aderido na glande ou pelo seu anel ser muito estreito. Em recém-nascidos a fimose é normal, mas aos três anos 90% dos meninos já não apresentam. Há uma regressão fisiológica.

Nos meninos que a fimose permanecer mesmo aos três anos um tratamento é recomendado. A discussão com o pediatra será essencial para decidir qual dos tratamentos será o ideal para cada criança.

Existe um tratamento feito com cremes de corticóides, conhecido como "pomada", que é aplicado no prepúcio combinado com algumas manobras indicadas pelo médico. Já existem estudos que confirmam o efeito positivo desse tratamento. O creme pode às vezes não curar a fimose, mas pode deixá-la mais tênue, deixando a cirurgia mais fácil.

Já a cirurgia clássica de fimose (postectomia) é realizada com anestesia geral em crianças pequenas, durando em média 30 minutos. Os pontos caem sozinhos e o pós-operatório é simples, mas o pênis pode ficar um pouco sensível e a criança pode recusar a manipulação para os curativos que devem ser feitos.

A recuperação é rápida e a criança pode voltar às atividades cotidianas em três dias, apenas evitando brincadeiras e esportes que possam causar traumas nesta região como correr, lutar, jogar bola e andar de bicicleta por pelo menos um mês.

Anel plástico - Uma segunda opção de cirurgia é a colocação de um anel plástico ao redor da glande, sem apertá-la, por dentro do prepúcio e amarrado com um barbante. O nó vai cortando a pele e aproximadamente 10 dias depois todo o conjunto cai, deixando uma cicatriz mais estética que a cirurgia clássica. O tempo da cirurgia é menor, cerca de 10 minutos, é realizada anestesia geral e a alta é no mesmo dia, como na cirurgia clássica.

O pós-operatório consiste apenas na aplicação de uma pomada lubrificante e anestésica. Nenhuma das cirurgias, tanto a clássica como do anel não dificultam a criança fazer xixi.

Recado aos pais - Exercícios de retração da pele à força que algumas mamães fazem para que a fimose desapareça podem causar microtraumatismos, dor, inflamações e até sangramentos. Isso pode piorar a fimose já que a cicatriz das lesões leva a um estreitamento maior do anel do prepúcio.

Seja qual for o tratamento da fimose, a decisão deve ser realizada em conjunto entre os pais e o médico da criança. Levando em conta todas as orientações médicas, a fimose não será um problema para ninguém, muito menos para a criança.

Dicas

Exercícios realizados erroneamente no prepúcio causam dor e a recusa da criança na manipulação do pênis criando um ambiente propício para infecções no prepúcio e glande.

A higienização do pênis do bebê deve ser feita até a parte em que o prepúcio consiga se retrair sem fazer força.

Não se preocupe se seu bebê tiver fimose, ela poderá desaparecer naturalmente até os três anos de idade.



   Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/10532

   Comentários
Fimose
Ola, meu filho vai fazer cirurgia terça-feira, dia 23/04/2013....sei q é uma procedimento simples, mais estou ficando em panico, sera q recuperação e os curativos são complicados?
Escrito por: Andresa | 22/04 1:31

Dúvida a respeito do pós cirurgico
Meu filho tem 3 anos e passará pela postectomia, gostaria de saber se a glande fica para fora?
Escrito por: Geisa | 08/03 17:11

fimose
meu filho de 2 anos fes cirugia de fimose foi tudo bem gr a deus mas minha preoucupacao e e de muitas maes se a cabeca fica pro lado de fora ou volta ao normal? me der uma resposta por favor.
Escrito por: jamile | 01/11 23:32

Meu filho de 10 meses tem fimose
o pediatra do meu filho disse que é normal e me disse para massagear esticando pra baixo essa pele, e tipo, ele fez pra me mostrar como tinha que ser feito, tinha que fazer até a pele ir se rompendo aos poucos e com isso sempre saia um pouco de sangue. percebi que ao fazer a massagem, saiam umas macinhas brancas... a pouco tempo tive que leva-lo na portaria do hospital por dor na hora de fazer xixi, o medico que estava de plantao viu que ele tava com infecçao no penis e acanselhou procurar o pediatra e falar que tem que ser feita a cirurgia. tenho duvidas por que a familia do pai do meu filho fala que com o tempo fica normal, o proprio pai do meu filho disse tambem que a dele voltou ao normal sem cirurgia aos 11 anos, tem gente que fala que tem rircos de infeçoes, outras falam que a regiao fica sem proteçao depois, que ficaa vermelha, que fica sensivel, etc. e tambem tenho duvidas na parte financeira... gostaria de ajuda nesse assunto, pois nao sei o que pensar nem o que fazer.
Escrito por: Janine | 02/07 21:16

meu filho tem 2 anos é esta com fimose!
ola.. meu tem apenas 2 anos é esta com fimose n sei o q fazer n sei se passo essa pomada ou levo logo no cirgurgião o q devo fazer!
Escrito por: marcela fernandes | 23/05 23:14

pomada lubrificante e anestésica
Olá! Que pomada é essa meu filho fez a colocação do anel e está sentindo muita dor ao urinar eu só estou usando nebacetin, me diga o nome da pomada por favor
Escrito por: tatiane | 08/03 3:44

Pomada Postec
Oi,temos um filho de três anos e ele tem fimose e usamos a pomada postec durante cinco dias,porém,a pele desprendeu um pouco,mas agora ele se queixa de dor e o local está um pouco irritado. Alguns pediatras dizem que a pomada resolve,já outros dizem que não podemos mexer e sim procurar um cirurgião.Quanto a pomada, alguns falam que não é bom coloca-la porque pode piorar a fimose dele,e agora? Será que fizemos o certo de por essa pomada nele, sendo que agora ele não deixa nem sequer por a mão por estar doendo? Aguardo respostas e desde já agradeço.
Escrito por: Maciel S Lopes | 25/01 2:32

fimose
meu filho fez a cirugia e ja tem 1 mes o anel nao caiu e normal...
Escrito por: marina | 16/11 2:04

fimose
oi,meu filho fez cirurgia com a colocaçao do anel foi tudo bem,mas depois 14 dias começou a cair o anel ,ele esta reclamado de muita dor .sera que isso e normal.
Escrito por: telma | 24/12 21:07

Fimose
O meu filho tem fimose. Ele teve um tempo em que parou de manipular, e acabou dando fimose. Vai ter que fazer cirurgia.
Escrito por: Vania | 18/11 20:25

Lindo e informativo seu blog!
Amiga, que legal seu blog.Parabéns... Meu filho tem fimose, e a médica dele pede para que eu o manipule...mais eu tenho pena e ele tem um ciúme do pintinho..rs...então, vou aguardar...mas fico doida só de pensar em cirurgia...mas se for o caso...o que fazer... BEIJOS....
Escrito por: Ludmila_mãe coruja do Eduardo! | 07/11 20:34


   colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:


Código:

*




*

* Brindes .
Indique a um amigo!
*
VICKYS.com.br

*
*******************************
Visit TROCANDO EXPERIÊNCIAS
********************************